"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".(Paulo Freire)

segunda-feira, 30 de março de 2015

O USO DAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA





O USO DAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA

Lourdes Casanova de Almeida1


         O NTE de Aquidauana tem como uma de suas atribuições, acompanhar, avaliar e incentivar o uso das tecnologias na prática pedagógica do professor e para que isso ocorra de maneira satisfatória conta em sua equipe com um grupo de cinco professores multiplicadores, entre eles um que atende especificamente as demandas de suporte técnico.
         Para obter um acompanhamento sistematizado e a integração das tecnologias no currículo escolar ocorra de maneira eficaz, cada professor multiplicador se responsabiliza por uma quantidade de escolas jurisdicionadas ao NTE de Aquidauana, pois além de atender as escolas de Anastácio e Aquidauana, atendemos também as escolas dos municípios de Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti e Miranda.
         Nossa orientação constante é para que quando o professor estiver planejando sua aula e pretende usar como recurso pedagógico algum equipamento tecnológico digital ele precisa compreender em quais situações estes equipamentos possam favorecer efetivamente o aprendizado dos alunos e para que isso ocorra com maior eficácia contamos em cada unidade escolar com um professor gerenciador de tecnologias educacionais e recursos midiáticos que tem entre suas atribuições propiciar situações didáticas/pedagógicas ao professores regentes no planejamento e desenvolvimento n uso das TIC fomentando o processo de aprendizagem escolar.
         No ato do planejamento alguns questionamentos são importantes para que o uso das tecnologias na sala de aula tenha um resultado satisfatório. Como por exemplo:
- Qual será a contribuição que esta ferramenta digital ou equipamento tecnológico trará de benefício para melhorar a aprendizagem do estudante?
- O que não poderia ser feito sem a tecnologia digital?
- Esta aula e estes recursos tecnológicos estarão promovendo o ensino pela pesquisa, a autonomia e autoria?
Se o professor não conseguir identificar claramente, estes aspectos durante seu planejamento significa que não haverá um ganho efetivo no processo de ensino e aprendizagem.
         Mediante isso, para evitar práticas como substituir o quadro negro pelo data show ou projetor multimídia, por exemplo,  e a aula continuar sendo através da transmissão do conhecimento, onde o professor reproduz através da exposição oral os conteúdos, sem  permitir ao estudante a pesquisa orientada para a construção ou reconstrução do conhecimento, autonomia e autoria, a equipe do NTE de Aquidauana vem estudando e preparando várias oficinas temáticas atendendo as demandas das escolas para que o uso das tecnologias na prática pedagógica possa de fato contribuir na melhoria da qualidade do ensino e na aprendizagem do estudante.
         Nós percebemos que as escolas têm avançado em relação ao uso das tecnologias na prática pedagógica e esse avanço está em constante crescimento, contudo nós precisamos acompanhar como estão sendo usados os equipamentos tecnológicos e midiáticos nas escolas, pois não queremos que as tecnologias de informação e comunicação sejam utilizadas em grandes escala sem ter uma qualidade que venha impactar de maneira positiva a qualidade do ensino.


1- Especialista em Tecnologias em Educação, Professora Multiplicadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Aquidauana - MS