"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".(Paulo Freire)

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Informática na Educação, uma visão inovadora.

Nas atividades cotidianas lidamos com vários tipos de tecnologias e nem pensamos em quanto tempo, estudo, testes foram necessários para sua construção, manuseamo-las de acordo com nossas necessidades e/ou condições financeiras.
Segundo, Vani Kenski, existem muitos equipamentos e produtos que usamos no nosso dia-a-dia e que não notamos como tecnologias.
Estamos vivendo um novo momento tecnológico. A ampliação das possibilidades de informação por meio de equipamentos como o telefone, televisão, computador, e isto sem dúvida, alteram nossa forma de viver e aprender na atualidade.
A educação, através dos processos de aprendizagem e de ensino, envolve a construção constante de informações e conhecimentos. Em uma sala de aula convencional, imagens e sons fazem parte desta troca: os estudantes vêem e ouvem o professor, o professor vê e ouve os seus alunos e os estudantes vêem e ouvem uns aos outros. A comunicação ocorre verbalmente entre professor e estudantes ou combinada com várias mídias, tais como um projetor de transparências, áudio e vídeo, projetor ligado ao monitor do computador e assim por diante.

O PROFESSOR NO ESPAÇO VIRTUAL

O professor no espaço virtual, em especial na Web, orienta a aprendizagem dos alunos, auxilia no esclarecimento de suas dúvidas, identifica dificuldades, sugere novas leituras ou atividades. Até aí nada muito diferente do que ocorre no espaço de uma sala de aula presencial.
O que diferencia esses espaços é, definitivamente, a forma como o professor exercerá essas tarefas.
Segundo Moran (s.d), o papel do professor como gerenciador de aprendizagem em listas de discussão, fóruns e bate-papos é fundamental, representando uma mudança em relação às atribuições que o professor estava acostumado a desempenhar em sala de aula.
Neste espaço virtual, o professor passa a ser moderador e/ou mediador, encorajando o aluno a se sentir parte atuante desse universo. Isto é, o esforço do professor em um espaço virtual está não apenas no domínio de um conteúdo, mas na capacidade de incentivar a comunidade de alunos em torno da sua própria aprendizagem, fomentando o debate, mobilizando-os para o processo de cooperação.
Lourdes Casanova de Almeida

Site de pesquisa como referência bibliográfica:
http://leonardoleao.googlepages.com/Astecnologiasinvademnossocotidiano-V.doc